"E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus." Romanos 12:2



Romanos 12: 1-2 diz: rogo-vos, pois irmãos, pelas misericórdias de Deus apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo santo e agradável a Deus , que é o vosso culto racional. E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.

Apresentando-se a Deus

Esta é a seção de ?como fazê-lo? uma coisa é dizer-nos o que devemos fazer, outra muitíssimo diferente, é fazê-lo.
O primeiro passo para tornar-nos na prática o que somos em posição é ?apresentar-nos? a Deus. Como é lógico! A pessoa se torna aquilo que ela se ?apresenta? para ser. Se uma pessoa desejasse ser musico, ela se apresentaria a um conservatório de musica e estudaria vários anos e seria um musico. A pessoa deseja ser motorista, ela se apresenta a uma auto escola, faz todos os exames necessário e passa a ser um motorista profissional. Assim, a pessoa que deseja tornar-se semelhante a Cristo deve apresentar-se ao Senhor, e seguir uma vida de obediência a Cristo para que sua mente seja a mente de Cristo. Pois o apostolo Paulo escreve-nos que, nós temos que ter a mente de Cristo.

Observe que a palavra ?apresentar? é um verbo ativo, indica que é algo que o crente pode fazer. Veja isto: você não pode fazer-se santo, não pode ser semelhante a Cristo por suas próprias forças ou sua própria vontade. A única coisa que você pode fazer é apresentar-se a Deus. Quando você vai tomar sol não é necessário que você faça força, ou fique correndo para se queimar não é? É só você apresentar-se ao sol o resto ele faz. Assim também é o Senhor pois Ele é o Sol da justiça, se apresente a Ele hoje e deixe ele queimar tudo que não presta .

Quero dar uma pequena passada no livro de Levítico no capitulo 1, nesta passagem fala sobre o holocausto. Qual é o significado do holocausto? Holocausto é uma oferta que passa pelo fogo, resultando em fumaça que ascende, em outras palavras, holocausto é algo que ascende, que sobe.

Quando apresentamo-nos, consagramos a Deus, ofertando-nos sobre o altar como uma oferta de holocausto, o fogo vem consumir-nos resultando em fumaça que sobe. Isto é holocausto, todavia, não oferecemos essa oferta uma única vez. Sempre que nos voltamos ao nosso espírito, temos o sentimento de orar: Deus santo, quero consagra-me inteiramente a ti, não quero mais viver uma vida desleixada, nem viver para mim mesmo, Senhor por meio de tua morte na cruz do calvário, eu também morri e não posso mais viver para mim mesmo. Eu digo isto baseado na Segunda carta aos Corintios no capitulo( 5:14-15) que diz:Pois o amor de Cristo nos constrange, julgando nós isto: um morreu por todos; logo, todos morreram. E ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si mesmo, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou. Isto é oferecer holocausto a Deus
Freqüentemente devemos renovar a nossa oferta de holocausto a Deus, dando-nos a Ele como um sacrifício vivo e sendo aceito por Ele. Isso fará com que tenhamos um viver ascendente. Pelo fato de na oferta de holocausto o sacrifício ser totalmente consumidos pelo fogo sobre o altar, ele vai tornando-se fumaça ascendente, pelo desfrute de Cristo em sua ressurreição.
Quando nos oferecemos como holocausto a Deus, por meio do fogo Ele vem e ? nos consome? o fogo é sua boca. Entretanto, Deus não nós queima de uma única vez, mais pouco a pouco, vagarosamente, se formos queimados de uma única vez, não produzimos muito aroma.; por isso, o fogo do altar é lento, dia após dia, quando nos oferecemos ao Senhor, Ele sente esse aroma e se regozija.

Não se Conformar


Quando você se conforma é porque você concordou, mais o apostolo Paulo esta dizendo não vos conformeis com este mundo, se eu quero ser um sacrifício vivo, não posso me conformar com este mundo tão cheio de podridão, onde a corrupção, a nudez, a moral e o caráter está tão denegrido, se eu me conformar com este mundo não serei um sacrifício vivo ao Senhor, mas cada um de nós queremos dar o de melhor para o Senhor, não é amado ?

Quando acheguemo-nos a Deus, nunca podemos vir de mãos vazias (Dt 16: 16-17 ) Todos tem de trazer uma oferta. Deixa-me fazer uma pergunta: Você experimentou Cristo hoje? Leve-o, então, ao culto não vá de mãos vazias. Os judeus, três vezes ao ano, subiam a Jerusalém para celebrar festas, ninguém podia ir de mãos vazias. Hoje, não apenas celebramos festas três vezes ao ano, mas a cada instante podemos festejar. Por isso, temos de ter Cristo para oferecer.
Para ser aceito perante Deus, você tem de trazer Cristo, (Lv 1:3 ) quando chega a hora de ir ao culto, se você não tem oferta nenhuma para levar, talvez Deus não o aceite. Mas você pode me perguntar : porque ? pois bem eu lhe respondo :- Se você vai no culto somente por obrigação, certamente não terá o que ofertar, pois esta somente mantendo uma rotina, esta apenas de aparência, perda de tempo Senhor não vai aceita-lo.

Porém, se durante o dia, a cada instante, você estiver experienciando Cristo, vivendo no espírito, certamente terá o que ofertar e será plenamente aceito por Deus. Ainda falando sobre ?não se conformar? o apostolo Paulo adverte que, assim como o apresentar-nos a Deus nos fará semelhante a Cristo, assim também o apresentar-nos ao mundo nos fará mundanos. Convém notar que, enquanto a palavra ?apresentar? indica algo que o crente pode fazer para torna-se como Cristo. A palavra ? não vos conformeis? indicam que o crente pode ser afetado por ações alheias, em outras palavras, você não tem de fazer coisa alguma para torna-se mundano, se você se apresenta ao mundo e suas influencias más, você se tornará mau sem fazer esforço, você se conformará com o mundo.



Transformai-vos

Vamos ao terceiro passo ?mas transformai-vos? Ser transformado é algo que nos acontece sem que o tentamos, meramente nos ?apresentamos? as coisas certas, e acontece que nos tornamos ?semelhantes a Cristo?. Quando nos apresentamos a Palavra de Deus, a casa de Deus, ao povo de Deus, e acima de tudo, ao próprio Deus, transformamo-nos pela renovação de nossa mente, começamos pensar certo, começamos a amar as coisas certas.
Este é um grande segredo e uma importante lição, muitos cristão esforçam-se e, lutam por ser bons, por vencer o pecado, por resistir á tentação, para se tornarem semelhantes a Cristo. E falham porque tentam alcança-los por sua própria força e vontade. O que necessitam é ?apresentar? seus corpos ( o que inclui a mente, é claro )a Deus, acontece uma coisa muitíssimo razoável: tornam-se á semelhança de Cristo. Isto é depois de apresentar, não se conformar com o mundo, e depois de transformar.

Estamos falando de como o crente pode ser um sacrifício vivo, santo e agradável a Deus. No livro de Leviítico 1:4 diz-nos assim a Palavra do Senhor: ? E porá a mão sobre a cabeça do holocausto, para que seja aceito a favor dele, para a sua expiação.? Quando o animal é trazido para ser ofertado sobre o altar, o ofertante une-se aquela oferta, isto é, ele próprio se torna o animal que esta sendo ofertado.
Essa oferta, em realidade, é o próprio Senhor Jesus, vede em (Hebreus 9:11-12) Por isso, impor as mãos sobre o holocausto indica que nos unimos com Cristo em sua morte. A morte de Cristo é a nossa morte, quando ele foi sepultado também estávamos lá (Rm 6:4-8 )assim, unidos ao holocausto, podemos ser aceitos por Deus.

Amado te apresente ao Senhor ainda hoje e seja realmente um sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, pois grandes maravilhas o Senhor opera na vida daqueles que estão constantemente com suas vidas no altar do Senhor.... Amém.....

Que Deus lhe abençoe.... Ricamente.
Pr. Mário Sergio Pompeu

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mulher Virtuosa, quem a achará?

Sede Passante!

Qual deles é adotado ?